sábado, 29 de maio de 2010

Como saber se a fonte de pesquisa na internet é confiável?

Dicas para você, professor, trabalhar esse tema em sua aula.
Todos nossos alunos pesquisam na internet, assim é importante a informação ser confiável.

Observe uma proposta de trabalho e depois diga se você aprendeu a ver se a fonte é confiável ou não!

1ª etapa
Escolha um tema de estudo com seus alunos e estabeleça os pontos mais importantes para investigar, definindo as perguntas que devem ser respondidas na pesquisa.

2ª etapa
Na sala de informática, pergunte se eles conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveite a oportunidade para explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um enorme banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisadas sem levar em consideração se as informações do site são certas ou erradas.

3ª etapa
Entre no Google e pergunte quais são as melhores palavras-chave para o tema pesquisado? Mostre que, quanto mais específicas ela ou a frase são, melhores os resultados.

4ª etapa
Proponha uma situação-problema, levando dois sites que possuam informações conflitantes sobre o tema. Pergunte: "Em qual confiar?"

5ª etapa
Responda a questão da etapa anterior deixando a turma pesquisar. Caso o aluno entre no primeiro link e imprima as informações sem verificar se elas são corretas, discuta os critérios para selecionar sites confiáveis e pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles: .org refere-se a sites de organizações não-governamentais, .com a sites comerciais e .gov a sites do governo. Depois dessa explicação, lance a pergunta: a pessoa ou a instituição têm acesso a informações confiáveis ou estudam o tema? Apresente também seus sites de confiança, explicando suas escolhas.

6ª etapa
Oriente os alunos a selecionar três sites para a pesquisa. Peça que eles expliquem critérios de escolha e certifiquem-se de que as informações obtidas respondem aos questionamentos da pesquisa.

Aprendeu? Então, mãos à obra!

3 comentários:

  1. Encontrei mais informações sobre o tema nos links abaixo:

    http://veja.abril.com.br/241104/p_066.html
    http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/avalie-estudantes-credibilidade-sites-busca-431800.shtml

    ResponderExcluir
  2. Isso ai!
    Além de introduzir a informática na educação o professor deve saber como fazer essa introdução.
    Não basta apenas colocar o aluno no laborátorio de informática, o professor deve deixa-ló atento sobre as diversidades de conteúdos que o aluno vai encontrar.

    ResponderExcluir
  3. De fato é necessário estar atento as pesquisas realizadas pelos nossos alunos. É importante pedir sempre as referências bibliográficas e estar atento ao "copia e cola".

    ResponderExcluir